Planejamento Estratégico

por Adriane Schirmann publicado 01/08/2023 16h00, última modificação 02/08/2023 07h35
A Câmara Municipal de Guaíra possui o Planejamento Estratégico da instituição, que busca atender as recomendações do TCE/PR, com a missão de representar os interesses comuns dos cidadãos, proporcionando as melhores condições para o desenvolvimento das atividades, e promovendo ainda a democracia, o desenvolvimento municipal, a regulamentação da legislação local.

PLANOS DE LONGO PRAZO:


*Missão: Representar o cidadão e defender os interesses da sociedade, elaborando e fiscalizando o cumprimento das leis, buscando o fortalecimento da democracia e desenvolvimento de nossa cidade com sustentabilidade e justiça social.

*Propósito: Trabalhar para contribuir com a transformação positiva de nossa sociedade e fortalecimento da democracia, de forma justa, transparente e sustentável.

*Visão: Ser reconhecida como exemplo de qualidade técnica, transparência e gestão pública sustentável.

*Valores: Ética, transparência, independência, harmonia entre os poderes, comprometimento com as demandas sociais, representatividade, busca pela excelência, credibilidade, pluralismo, inovação e respeito.

 

PLANOS DE CURTO PRAZO:

*Aprovar leis que promovam o desenvolvimento sustentável do município, abordando questões como energia limpa, preservação ambiental e gestão de resíduos até o final do ano vigente.

*Implementar medidas que melhorem a transparência e a prestação de contas do poder legislativo municipal, publicando informações orçamentárias e de gastos, de forma acessível e compreensível até o próximo trimestre.

*Promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades, aprovando leis e projetos que visem a erradicar a discriminação e garantir direitos fundamentais a todos os cidadãos até o próximo ano.

*Fortalecer a participação cidadã no processo legislativo, promovendo audiências públicas regulares e consultas populares para obter feedback e sugestões da comunidade em relação a projetos de lei relevantes.

*Fiscalizar o uso adequado dos recursos públicos, garantindo a eficiência e a efetividade dos gastos governamentais, por meio de uma comissão permanente de acompanhamento orçamentário.

*Garantir a modernização dos processos legislativos, adotando tecnologias para tornar a gestão mais eficiente e aumentar a interação com os cidadãos, por exemplo, através do uso de plataformas digitais e redes sociais.

 

PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS:

A Câmara Municipal de Guaíra  também busca atender os Princípios da Administração, expressos no artigo 37 da Constituição Federal, que são mandamentos gerais que se aplicam a toda e qualquer situação, em maior ou menor medida:

*Princípio da Impessoalidade: As metas e ações estabelecidas no planejamento não possuem caráter pessoal, tanto em relação aos destinatários quanto à autoria de sua implementação.

 *Princípio da Publicidade: Por se tratar das estratégias e objetivos do Poder Legislativo Local, de interesse público, é fundamental garantir a transparência em relação ao conteúdo deste documento e às ações decorrentes dele.

 *Princípio da Eficiência: O Planejamento Estratégico tem como objetivo promover uma atuação administrativa que gere resultados favoráveis para o cumprimento dos objetivos da Câmara Municipal e em consequência, dos munícipes.

 *Princípio da Economicidade: Este plano busca obter o máximo de resultados favoráveis, utilizando a menor quantidade possível de recursos e esforços, com mais eficiência e positividade nos resultados.

 *Princípio da Razoabilidade: As metas e ações estabelecidas devem ser racionais e coerentes, em conformidade com os objetivos pretendidos, evitando exageros e desproporções.

 *Princípio da Supremacia do Interesse Público: O objetivo principal é direcionar as atividades desta instituição para a efetividade do bem comum dos munícipes, de acordo e dentro das competências da Câmara Municipal de Guaíra.

 *Princípio da Continuidade do Serviço Público: O planejamento e o aprimoramento das atividades da Câmara Municipal de Guaíra devem ser contínuos, desempenhando um papel útil e necessário nesse sentido, planejando e desenvolvendo a atual gestão, mas com vistas também para as futuras gestões.