17ª SESSÃO TEM HOMENAGEM À AMÁLIA MOREL, INDICAÇÕES DEFERIDAS E VOTAÇÕES APROVADAS

Entre as votações, destaque para a Moção de apelo ao STF em apoio às APAEs e requerimento solicitando informações sobre as empresas beneficiadas com incentivo ao aluguel.
17ª SESSÃO TEM HOMENAGEM À AMÁLIA MOREL, INDICAÇÕES DEFERIDAS E VOTAÇÕES APROVADAS

Foto: Maicon Barreto

A Câmara Municipal de Guaíra realizou a 17ª Sessão Ordinária de 2025, nesta segunda-feira (09), com a presença dos vereadores no Plenário Roberto Zeballos Rolon e participação popular. A sessão contou com a apresentação de novas propostas do Executivo, indicações parlamentares com homenagem póstuma e votações de matérias.

Durante o expediente, foram lidas duas mensagens do Poder Executivo. A primeira encaminha o Projeto de Lei nº 040/2025, que propõe alterações na Lei Orçamentária Anual (LOA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA). A segunda trata do Projeto de Lei nº 041/2025, que autoriza a cessão de um veículo à entidade Assiste Guaíra.

As indicações apresentadas pelos vereadores foram todas deferidas. Entre os pedidos, destacam-se propostas para valorização de profissionais de segurança em eventos, melhorias estruturais em salões comunitários dos bairros Tancredo Neves e Jardim Guaíra, além da reorganização viária no Parque Hortência e instalação de lombada na Vila Eletrosul.

A Vereadora Cristiane apresentou a Indicação nº 148/2025, solicitando que a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Velha receba o nome de Amália Morel em homenagem póstuma à sua trajetória de dedicação à comunidade. Nascida em 1890 no Paraguai, Dona Amália chegou a Guaíra em 1914 e tornou-se uma figura emblemática na saúde local. Como parteira e enfermeira, ela realizou partos com habilidade e compaixão, atendendo a todas as famílias, independentemente de sua condição social, sem cobrar pelos serviços fora do expediente. Sua coragem e empatia desafiaram as convenções da época, deixando um legado de esperança e respeito. A proposta visa eternizar sua memória como símbolo de força e generosidade, inspirando futuras gerações, reconhecendo o impacto relevante de Dona Amália na história de Guaíra e sua contribuição para a saúde pública.

Na Ordem do Dia, o Requerimento nº 16, de autoria da vereadora Mirele Cetto, foi aprovado por unanimidade. O documento solicita informações sobre as empresas beneficiadas com incentivo ao aluguel nos últimos cinco anos. Também foi aprovada, por unanimidade, a Moção nº 2, de autoria da presidente da Casa, Tereza Camilo e assinada pelos demais vereadores, em que a Câmara manifesta apelo ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7796, que questiona o apoio do Estado do Paraná às instituições filantrópicas de ensino, como as APAEs.

Acesse o SAPL e fique por dentro de todas as matérias legislativas https://sapl.guaira.pr.leg.br/

A 18ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores será na segunda-feira, 16 de junho, às 17h.

Assessoria de Imprensa CMG