1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2026 TEM VOTAÇÕES, ELEIÇÃO DA PROCURADORIA DA MULHER, PRESENÇA DO VICE-PREFEITO E MAIS
A Câmara Municipal de Guaíra realizou na quarta-feira (18/02) a 1ª Sessão Ordinária de 2026, marcando o início dos trabalhos legislativos do ano. No Plenário Roberto Zeballos Rolon houve apresentação de indicações, votação de projeto, requerimento e a eleição da nova Procuradoria da Mulher.
EXPEDIENTE E INDICAÇÕES APROVADAS
Durante o Expediente, foram lidos os projetos protocolados e as indicações apresentadas pelos vereadores. Todas as indicações foram deferidas pela Presidência e encaminhadas ao Poder Executivo para análise e providências. Entre elas:
- Indicação nº 01 – Claudemir Delfino da Silva: Cobertura no estacionamento da UPA.
- Indicação nº 02 – Keila Marta Francisco: Piscina recreativa vertical interativa no Centro Náutico Marinas.
- Indicação nº 03 – Claudemir Delfino da Silva: Lombada na Rua Bela Vista, nº 566, no BNH.
- Indicação nº 05 – Gilmar Soares da Fonseca: Alteração na Lei Municipal n° 2.250/2022 para alinhar mandato de diretores escolares ao mandato do Prefeito.
- Indicação nº 07 – Tereza Camilo dos Santos: Reforma do salão comunitário e pavimentação com piso adequado no parquinho do Jardim Zeballos.
VICE-PREFEITO NA TRIBUNA
O espaço da Tribuna foi ocupado pelo vice-prefeito Luis Carlos Lima, o "Ferroquina", que substituiu o prefeito Gileade Osti. Ele apresentou um panorama das obras e projetos em andamento no município, destacando investimentos em infraestrutura, saúde e educação. Ele também colocou a administração municipal à disposição para diálogo com o Legislativo e a comunidade.
PROJETO DE LEI Nº 74 É RETIRADO DE PAUTA
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade o Requerimento nº 02, de autoria do vereador Gilmar Soares da Fonseca, solicitando a retirada do Projeto de Lei nº 74/2025. A proposta, que instituía o "Selo de Comércio com Melhor Acessibilidade" em Guaíra, deverá ser reapresentada após ajustes no texto.
Já o Requerimento nº 01, das vereadoras Karina Bach e Mirele Paula Cetto Leite, também foi aprovado por unanimidade. O documento requer informações do Poder Executivo sobre os atendimentos psicológicos e psiquiátricos prestados pelo Município.
ELEIÇÃO DA PROCURADORIA DA MULHER
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a eleição para composição da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal. A vereadora Cristiane Giangarelli foi eleita procuradora, e a vereadora Keila Marta Francisco assumirá o cargo de vice-procuradora. As vereadoras Karina Bach e Mirele Paula Cetto Leite serão sub-procuradoras.
O órgão terá como atribuições principais receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher, fiscalizar políticas públicas voltadas ao público feminino e promover campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres.
PRÓXIMA SESSÃO
A 2ª Sessão Ordinária de 2026 já está agendada para a próxima segunda-feira (23/02), às 17h, no Plenário Roberto Zeballos Rolon. A população pode acompanhar presencialmente ou pelos canais oficiais da Câmara no Facebook e YouTube.
A íntegra dos projetos, indicações e requerimentos está disponível no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), acessível pelo site oficial da Câmara.
Assista ao vídeo da sessão na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=b7kSEFdfTdo
Assessoria de Imprensa CMG – Texto e fotos: Maicon Barreto