36ª SESSÃO: HOMENAGEM À MARIA ELCI VENÂNCIO, VOTAÇÃO DE PROJETOS E MAIS

Em pauta matérias sobre regulamentação de transporte por aplicativo, Política Municipal de Inovação, adesão ao Consórcio Paraná Saúde e avanço na gestão democrática escolar
36ª SESSÃO: HOMENAGEM À MARIA ELCI VENÂNCIO, VOTAÇÃO DE PROJETOS E MAIS

Fotos: Maicon Barreto

A 36ª Sessão Ordinária de 2025 da Câmara Municipal de Guaíra, realizada nesta segunda-feira (17/11), foi repleta de emoção diante da homenagem à senhora Maria Elci Venâncio da Silva, além de votação de projetos e apresentação de indicações.

Homenagem à Maria Elci

O Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2025, concede o Título de Cidadania Honorária à senhora Maria Elci Venâncio da Silva. De autoria dos vereadores Tereza Camilo dos Santos, João Hartekoff e coautoria dos demais vereadores, a homenagem celebrou uma vida inteiramente dedicada ao serviço público e à solidariedade, sendo um dos momentos mais marcantes da sessão. A matéria foi lida e agora segue para apreciação das Comissões Permanentes, antes de ser votada em Plenário.

A leitura do Decreto ressaltou a importância histórica de Maria Elci, que foi a primeira mulher a ocupar um cargo de chefia na antiga Delegacia Regional do Trabalho e, notavelmente, a primeira mulher eleita vereadora em Guaíra. Além de seu pioneirismo na política, ela foi lembrada por seu incansável trabalho social, promovendo casamentos comunitários, bailes da terceira idade e inúmeras campanhas solidárias, como a distribuição de sopas e presentes de Natal nas vilas. O Título de Cidadania Honorária é o reconhecimento da Câmara e da comunidade ao seu legado de dedicação, humanidade e profundo amor pelo município.

Projetos aprovados em 2ª votação

Os vereadores aprovaram por unanimidade quatro projetos estratégicos em 2ª e última discussão, que agora seguem para a sanção do Executivo: a Regulamentação do Transporte por Aplicativo (PL nº 56/2025), garantindo segurança jurídica para o serviço; a Política Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (PL nº 67/2025), essencial para o desenvolvimento futuro; a ratificação do Consórcio Intergestores Paraná Saúde (PL nº 73/2025), fortalecendo a gestão de saúde regional; e o PL nº 71/2025, que altera as funções de Coordenador de Documentação Escolar.

Aprovação em 1ª votação

Também houve unanimidade nas votações em 1ª discussão. Foi aprovado o Projeto de Lei nº 70/2025, de autoria do Legislativo, que fortalece o protagonismo da comunidade escolar ao revogar o dispositivo que dava voto a membros da Secretaria de Educação na eleição de diretores e a declaração de Utilidade Pública para a entidade Aliança Brasileira de Capoeira – Guaíra (PL nº 69/2025).

Indicações

As Indicações que solicitam melhorias foram deferidas, incluindo pedidos para a higienização do Cine Teatro Sete Quedas (Ind. 274), a construção de um Portal de Entrada na Avenida Osvaldo Cruz (Ind. 275) e a pavimentação asfáltica na Rua das Chácaras/Rua do Cavaco (Ind. 276). A sessão também contou com a explanação em Tribuna Livre sobre a Feira de Inovação e as ações do GT de Inovação.

Assista ao vídeo da sessão na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=iHgiAJeQqrI

Assessoria de Imprensa CMG