APROVADO PROJETO QUE INSTITUI O CONJUNTO DE ROTAS TURÍSTICAS CAMINHO DAS SETE QUEDAS

Iniciativa surge como uma resposta à necessidade de explorar o potencial turístico de Guaíra, que conta com belezas naturais, riqueza histórica e proximidade com o Paraguai.

A Câmara de Vereadores de Guaíra aprovou o Projeto de Lei nº 008/2025, de autoria da Vereadora Cristiane Giangarelli, que institui o Conjunto de Rotas Turísticas Caminho das Sete Quedas no município. A iniciativa visa fomentar o turismo sustentável, impulsionar a economia local e valorizar o patrimônio cultural e natural de Guaíra.

O projeto surge como uma resposta à necessidade de explorar o potencial turístico de Guaíra, que conta com belezas naturais, riqueza histórica e proximidade com o Paraguai. A criação das rotas turísticas visa transformar Guaíra em um destino turístico de referência, atraindo visitantes e gerando benefícios econômicos para a população local.

Serão criados e integrados roteiros turísticos abrangendo todo o município, com rotas gastronômica, histórica, turismo náutico e pesca, ecoturismo, turismo rural, turismo de aventura, cultural e religioso.  

Uma Comissão Municipal Caminho das Sete Quedas será criada e composta por representantes das secretarias de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Infraestrutura, além de membros da Associação Comercial e Industrial e do Conselho Municipal de Turismo. A comitiva vai ser responsável por cadastrar estabelecimentos, elaborar o regimento interno e promover as rotas turísticas.

As empresas e empreendedores que integrarem as rotas turísticas receberão o Selo Rota do Turismo, uma certificação que identifica e valoriza os participantes do programa.

A divulgação e acessibilidade da Rota será disponibilizada pelo Poder Executivo em uma plataforma online, contendo a relação dos estabelecimentos participantes, com endereços e descrições dos serviços oferecidos. Além disso, Totens  com QR Code serão instalados em locais estratégicos para facilitar o acesso às informações turísticas.

O Projeto de Lei segue agora para sanção do Prefeito Municipal e entrará em vigor após sua publicação no Diário Oficial. A regulamentação do programa será feita pelo Poder Executivo, que definirá os detalhes de implementação.

Para mais informações, acesse o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): sapl.guaira.pr.leg.br.

Assessoria de Imprensa CMG – Texto: Maicon Barreto / Arte: Osvaldo Barboza