CÂMARA SOLICITA PROVIDÊNCIAS SOBRE INCÊNDIO NO PARQUE DE ILHA GRANDE

por Maicon Paulo de Oliveira Barreto publicado 29/04/2024 15h50, última modificação 29/04/2024 16h04
Queimadas geram preocupação e prejuízos à fauna, flora e saúde pública

As queimadas no Parque Nacional de Ilha Grande, provocadas pelos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), têm gerado grandes transtornos ao Município de Guaíra. Em meio à preocupação crescente, o Poder Legislativo emitiu o Ofício Nº 030/2024, solicitando informações e providências imediatas sobre o assunto.

O documento emitido na manhã desta segunda-feira (29/04) expressa preocupação com a situação. Na matéria do ofício, a Câmara solicita esclarecimentos sobre as queimadas e o Plano de Manejo aplicado na área, devido aos relatos e imagens trazidas pelos munícipes sobre os incêndios que têm causado danos irreparáveis à flora e fauna do parque.

Além dos estragos ambientais, os incêndios têm impactado diretamente a população de Guaíra e região, causando prejuízos à saúde pública. A fumaça proveniente das queimadas não tem se dissipado, intensificando a sensação de calor, a presença de fuligem no ar, resultando no aumento de problemas respiratórios.

A assessoria de imprensa da Câmara entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Município para obter informações sobres os atendimentos na UPA desde o início das queimadas, e de acordo com as informações obtidas, os casos de asma, alergia e broncopneumonia quase triplicaram em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados de médicos, houve registros de pacientes portadores dessas doenças que relataram agravos em seus quadros de saúde após o começo do incêndio.

O ofício destaca ainda que, apesar de a queima prescrita ser uma prática gerenciada pelo ICMBio, os transtornos causados à cidade têm sido significativos, especialmente durante esse período da Festa das Nações, quando Guaíra está recebendo centenas de visitantes de toda a região.

Diante desse cenário, a Câmara de Vereadores de Guaíra solicita ao ICMBio maiores detalhes e esclarecimentos quanto ao Plano de Manejo Integrado do Fogo do Parque Nacional de Ilha Grande, bem como a paralisação imediata das queimadas, visando contribuir para a solução deste grave problema que afeta não apenas o meio ambiente, mas também a qualidade de vida dos cidadãos de Guaíra.

A Câmara aguarda agora uma resposta do ICMBio, e se coloca à disposição para contribuir com a resolução dessa situação.

Foto: Assessoria de Imprensa Município de Guaíra