COMEMORAÇÃO AOS 93 ANOS DO VOTO FEMININO: CONQUISTAS E LUTAS TAMBÉM NA CMG
Hoje, 24 de fevereiro, celebramos os 93 anos da conquista do voto feminino no Brasil, um marco que abriu portas para a igualdade de direitos e fortaleceu nossa democracia.
Desde então, a presença feminina na política se expandiu, embora ainda enfrentemos desafios como sub-representação, preconceito e violência política de gênero. Em Guaíra, temos um motivo a mais para comemorar: pela primeira vez, nossa Câmara Municipal conta com cinco vereadoras, refletindo um avanço significativo na inclusão política.
A história das mulheres na CMG é marcada por lutas e vitórias. Em 1983, Nélida Zeballos Rolon foi a primeira vereadora da cidade. Com coragem e determinação, mulheres como Maria Elci Venâncio da Silva, Suemy Eloy Foletto, Vera Maria Cassol e Tereza Camilo dos Santos abriram caminho para uma representação política mais inclusiva e diversificada.
Atualmente, a bancada feminina da CMG é composta pelas vereadoras Tereza Camilo dos Santos, Mirele Cetto Leite, Cristiane Giangarelli, Karina Bach e Keila Marta Francisco. Elas são protagonistas de uma nova era na política local, representando o futuro das mulheres no poder.
Em 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou que as mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro. No entanto, a luta pela representatividade política continua, e ainda há muito a ser feito para garantir que as elas ocupem mais espaços de decisão em todas as esferas.
Da Assessoria/ Adriane Schirmann
Arte/ Osvaldo Barboza