É AMANHÃ! FESTA DAS NAÇÕES DE GUAÍRA: UMA CELEBRAÇÃO DE CULTURA E SOLIDARIEDADE

por Maicon Paulo de Oliveira Barreto publicado 26/04/2024 15h36, última modificação 26/04/2024 15h36
Está chegando a 45ª edição da Festa das Nações de Guaíra. De 27 de abril a 1º de maio, o Centro Náutico Marinas receberá milhares de visitantes em uma programação repleta de gastronomia típica, shows, parque de diversões, e uma exposição industrial e comercial.

Iniciada em 1977 com o propósito de angariar fundos para o Lar São Francisco de Assis, uma instituição de assistência em Guaíra, a Festa das Nações evoluiu ao longo dos anos, beneficiando agora sete organizações locais. A Câmara Municipal de Guaíra ratificou sua importância ao aprovar a Lei Nº1380, que institui o evento como uma atividade anual de cunho assistencial, visando não apenas divulgar a diversidade cultural, mas também apoiar financeiramente as iniciativas das entidades assistenciais do município.

Além do Lar São Francisco, as organizações beneficiadas incluem o Lar São José (asilo), Associação Assistencial de Guaíra (Hospital Beneficente Assiste Guaíra), Escola Mário Luiz (Pestalozzi), Casa da Sopa, Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Associação Guairense de Pessoas com Deficiência Vida Nova e Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI).

A essência da "Festa das Nações" reside em sua proposta de resgatar a riqueza cultural e culinária das diversas nacionalidades que contribuíram para a formação de Guaíra. Desde 1990, o evento tem como sede o Centro Náutico Recreativo Marinas, onde se destacam as apresentações folclóricas, danças e a diversidade gastronômica das sete colônias representadas: brasileira, alemã, italiana, portuguesa, paraguaia, japonesa e árabe.

Reconhecida como o maior evento beneficente do Paraná, a Festa das Nações alcançou projeção internacional como uma atração turística imperdível. Toda a receita gerada, incluindo vendas de ingressos e patrocínios, é revertida integralmente para as entidades beneficiadas. Sob a liderança de uma Comissão Central e com a participação de dezenas de voluntários de diversas áreas, o evento não só proporciona entretenimento para milhares de pessoas, mas também fortalece os laços de solidariedade, preservando e celebrando as tradições e culturas das diversas comunidades. Além disso, a Festa das Nações tem grande relevância para o desenvolvimento de Guaíra através do turismo, envolvendo a presença de visitantes de diversas cidades dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, além do país vizinho Paraguai.

A programação completa da 45ª Festa das Nações está disponível nas redes sociais e no site oficial do evento, pelo link: www.festadasnacoes.guaira.pr.gov.br

Foto: Município de Guaíra