INDICAÇÕES SÃO DEFERIDAS E PROJETOS VOTADOS NA 3ª SESSÃO ORDINÁRIA

Entre as propostas, destacam-se ações importantes nas áreas de infraestrutura, saúde e esporte, que visam atender às necessidades da população guairense.
Na tarde de quarta-feira (05/03), a Câmara Municipal de Guaíra realizou a 3ª Sessão Ordinária de 2025. Durante a sessão, diversas matérias foram discutidas e aprovadas, refletindo o trabalho contínuo dos vereadores em prol do município.

As indicações apresentadas pelos vereadores foram todas deferidas pela presidência do Legislativo. Entre as propostas, destacam-se ações importantes nas áreas de infraestrutura, saúde e esporte, que visam atender às necessidades da população guairense. As indicações aprovadas incluem:

Indicação Nº 024/2025 – Vereador Adriano Richter: Solicitação para a instalação de um parque infantil e a substituição da Academia da Terceira Idade (ATI) no bairro São José.
Indicação Nº 025/2025 – Vereadores Adriano Richter e Beto Salamanca: Proposta para a criação de um cronograma municipal para manutenção, limpeza e sinalização periódica das pontes e bueiros nas estradas rurais de Guaíra.
Indicação Nº 026/2025 – Vereador João Carlos Hartekoff: Sugestão de reforma completa do ginásio de esportes do Maracajú dos Gaúchos, incluindo a construção de vestiários adequados.
Indicação Nº 027/2025 – Vereador Gilmar Soares da Fonseca: Indicação para resolver problemas de alagamento no Jardim Santa Paula, com a implementação de galerias pluviais.
Indicação Nº 028/2025 – Vereador Gilmar Soares da Fonseca: Pedido para a instalação de placas com os nomes das ruas no bairro Cruzeirinho.
Indicação Nº 031/2025 – Vereadoras Karina Bach, Tereza Camilo, Cristiane Giangarelli, Keila Marta e Mirele Cetto: Solicitação urgente para a criação e regulamentação da Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha no município.
Indicação Nº 032/2025 – Vereadora Mirele Cetto: Proposta para a construção de uma quadra de vôlei de areia ou poliesportiva na Comunidade Rural do Cruzeirinho.
Indicação Nº 033/2025 – Vereador João Carlos Hartekoff: Solicitação para a reativação da Academia ao Ar Livre (ATI) na comunidade de Bela Vista do Oeste.
Indicação Nº 035/2025 – Vereadora Karina Bach: Proposta para a prioridade no atendimento de saúde às crianças atendidas pela Pestalozzi no município.
Indicação Nº 036/2025 – Vereadora Keila Marta Francisco: Pedido para a implementação do sistema de cartão alimentação no lugar da cesta básica.
Indicação Nº 041/2025 – Vereadores Beto Salamanca e Givanildo José Tirolti: Solicitação para a ampliação da rede de água na Comunidade do Sítio dos Italianos.
Indicação Nº 044/2025 – Vereadora Cristiane Giangarelli: Proposta para que o município se inscreva no processo de seleção de projetos para a construção de centros esportivos comunitários, promovido pelo Ministério do Esporte.

Além das indicações, a sessão contou com a votação de projetos importantes. O Projeto de Lei Nº 006/2025, de autoria da vereadora Karina Bach, que estabelece a obrigatoriedade do fornecimento gratuito de protetor solar para pessoas com doenças de pele no município, teve um pedido de vista aprovado por unanimidade, permitindo uma análise mais detalhada da proposta.

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica Nº 001/2025, dos vereadores Cristiane Giangarelli, João Carlos Hartekoff, Mirele Cetto e Tereza Camilo dos Santos, que suspende o prazo do Prefeito para análise de projetos aprovados durante o recesso legislativo, foi aprovado por unanimidade em 1ª votação, garantindo mais agilidade nas decisões municipais durante esse período.

A Emenda Nº 05/2025, do vereador Adriano Richter, que altera a redação dada pelo artigo 19 do Projeto de Resolução n° 003/2025 ao artigo 2013, do Regimento Interno da Câmara Municipal, foi aprovado por unanimidade em única votação.

Também foi aprovado em única votação o Projeto de Resolução Nº 003/2025, da Mesa Diretiva, que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal, regulamentando o rito eletrônico das sessões plenárias.

Assessoria de Comunicação – Texto e fotos: Maicon Barreto