PLANO MUNICIPAL DE CULTURA É APROVADO E VIGORA ATÉ 2034
Em Sessão Extraordinária, a CMG aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 052/2024, que cria o Plano Municipal de Cultura para os próximos dez anos. Conforme o PL, o objetivo é democratizar o acesso à arte, fomentar a criação artística local e preservar a história e tradições da cidade.
Dividido em cinco eixos estratégicos, o programa propõe a criação de uma Fundação Cultural para coordenar as políticas culturais e a valorização do patrimônio histórico de Guaíra, com ações voltadas para o resgate da memória e a criação de um arquivo permanente de bens culturais. A construção de novos espaços culturais, como teatros e centros de arte, além do desenvolvimento de festivais e concursos voltados para artistas locais, também são destaques.
Outra importante proposta é a criação de um Fórum Cultural e de feiras culturais descentralizadas, que garantirão maior participação da população nas decisões culturais do município. O plano ainda prevê ações para apoiar a economia criativa, com capacitação para profissionais do setor.
De acordo com a matéria, a implementação ficará a cargo da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), e contará com o suporte do Estado e da União. O financiamento das ações será feito por meio dos planos plurianuais e das leis de diretrizes orçamentárias municipais, além de parcerias públicas e privadas.
Para garantir o cumprimento das metas, o plano contará com monitoramento contínuo e avaliações semestrais. A cada dois anos, será realizada uma Conferência Municipal de Cultura para avaliar os resultados e ajustar as diretrizes, se necessário.
O projeto segue agora para sanção do Executivo Municipal, marcando o início de um novo ciclo para a cultura de Guaíra, com foco em seu desenvolvimento e valorização ao longo da próxima década.
Da Assessoria/ Adriane Schirmann
Arte/ Osvaldo Barboza