PROCURADORIA DA MULHER TEM NOVA COMPOSIÇÃO DEFINIDA PELA CÂMARA

A Câmara Municipal de Guaíra (CMG) elegeu ontem (18) a nova composição da Procuradoria da Mulher, órgão do Legislativo responsável pelo acompanhamento de políticas públicas de gênero e pelo enfrentamento da violência contra mulheres.
A vereadora Cristiane Giangarelli foi reconduzida ao cargo de procuradora, função que já exerceu em gestão anterior. A composição conta ainda com a vereadora Keila Marta Francisco, como vice-procuradora, e com as vereadoras Karina Bach e Mirele Cetto Leite, como subprocuradoras.

Criada em 2019, por iniciativa da então vereadora Marlene Dallacosta, a Procuradoria da Mulher foi instituída como canal permanente de atuação parlamentar voltado à promoção dos direitos das mulheres e à igualdade de gênero no município. Ao longo das legislaturas, o órgão foi conduzido por diferentes vereadoras, garantindo continuidade institucional e adaptação às demandas sociais.
Desde sua implantação, a Procuradoria desenvolveu campanhas e ações de impacto direto, com destaque para a dignidade menstrual, que incluiu arrecadação e distribuição de absorventes e resultou na aprovação de lei municipal que assegura o fornecimento gratuito do item a mulheres em situação de vulnerabilidade.
Também integrou sua atuação a realização de ações educativas, como a atividade promovida na UNIPAR, em parceria com escolas do município, voltada à conscientização de estudantes sobre direitos das mulheres e prevenção da violência de gênero.
O órgão ainda promoveu campanhas de enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio, mobilizações do Outubro Rosa, eventos comunitários com atendimento social e jurídico, além da ampliação de canais de atendimento direto para orientação e encaminhamento de demandas.
A Procuradoria da Mulher atua de forma orientativa, fiscalizatória e propositiva. O mandato acompanha o biênio da Mesa Diretora da Câmara.
Confira no site oficial mais informações: https://www.guaira.pr.leg.br/procuradoria-da-mulher

Da Assessoria de Imprensa da CMG/ Texto: Adriane Schirmann/ Foto: Maicon Barreto